Consórcio é seguro
Consórcio é uma modalidade segura, confiável e com mais de 65 anos de tradição! Confira características que garantem sua credibilidade.
Regido por Lei
O Sistema de Consórcios está previsto na Constituição Federal de 1988, é regido pela Lei nº 11.795/2008 e também por normativos do Banco Central do Brasil (BCB), o que traz segurança jurídica para o setor.
<span data-metadata=""><span data-buffer="">Fiscalizado pelo BCB
O Banco Central do Brasil é o órgão responsável pela normatização, coordenação, supervisão, fiscalização e controle das atividades do Sistema de Consórcios.
Autorizado pelo BCB
Somente empresas autorizadas pelo BCB podem administrar grupos de consórcios, o que garante solidez e segurança à modalidade.
Contrato
Todas as regras de funcionamento constam no contrato de participação em grupo de consórcio.
<span data-metadata=""><span data-buffer="">Fiscalizado pelo BCB
Profissionais do consórcio podem obter uma certificação exclusiva oferecida pela ABAC com o apoio do BCB, a PCA-10.
História
O consórcio surgiu no início da década de 1960, sendo reconhecido como modalidade de crédito pelo governo brasileiro em 1971, com a Lei 5.768.
Dicas para garantir um bom negócio
Fique atento ao contrato!
A adesão ao contrato de participação em grupo de consórcio formaliza o ingresso no grupo e nele constam todos os seus direitos e deveres. Ele cria vínculos entre consorciados, grupo e administradora, dando a todos os participantes as mesmas condições para concretizar seus objetivos. Por isso, deve ser lido sem pressa e com muita atenção.
Fique atento ao prazo do grupo
O prazo do grupo é o intervalo de tempo que o consorciado tem para ser contemplado e utilizar o crédito, bem como para pagar o plano de consórcio.
Confira os percentuais das contribuições
As obrigações e os direitos do consorciado são identificados em percentual do preço do bem ou serviço referenciado no contrato de participação em grupo de consórcio. Portanto, todas as contribuições são calculadas em percentual sobre o valor do crédito contratado. Avalie a contribuição ao fundo comum, a taxa de administração e, se houver, fundo de reserva e/ou seguro, bem como outras possíveis despesas, e certifique-se de que elas estão dentro do seu orçamento.
Confira o critério de correção do crédito
Esteja atento ao critério de correção do crédito que será aplicado pela administradora, nos termos do contrato.
Conheça as garantias que deverá apresentar
Consulte no contrato as garantias que você deverá fornecer para utilizar o crédito, para ter certeza de que poderá cumpri-las.
Promessa é dívida
Verifique se tudo o que foi prometido, em propaganda ou pelo vendedor, consta de forma clara e explícita no contrato.
Exija uma via do contrato
No ato da assinatura do contrato, exija uma via do documento, firmado por adesão, e/ou cópia do regulamento do grupo.