Passo a passo do consórcio
Confira as etapas para aderir a um consórcio e realizar seus sonhos!
Passo a passo
EM POUCAS PALAVRAS, CONSÓRCIO É A ARTE DE POUPAR EM GRUPO!
Quando você estiver seguro de que encontrou o plano ideal, prepare-se para assinar o contrato. Assim como em qualquer negociação, leia atentamente todas as cláusulas. Confira se nele consta tudo o que foi prometido na venda e certifique-se de ter compreendido e estar de acordo com todas as regras ali estabelecidas. Lembre-se de guardar sua via e consultá-la sempre que tiver dúvidas.
Ao longo do prazo do grupo, você concorrerá à contemplação mensalmente (ou conforme a periodicidade estabelecida no contrato), durante as Assembleias Gerais Ordinárias (AGO). A contemplação poderá ocorrer por sorteio ou por lance, caso você queira ofertar uma quantia, que será abatida do seu saldo devedor. Assim como em um leilão, você só paga o valor ofertado se for o vencedor, e ganha quem ofertar o maior valor (ou percentual do crédito).
Ao ser contemplado, você poderá utilizar o crédito para realizar o seu objetivo. Basta apresentar as garantias solicitadas pela administradora, previstas em contrato. Você terá até o encerramento do grupo para utilizar o crédito, que fica recebendo rendimentos de aplicações financeiras realizadas pela administradora a partir da data da contemplação.
Todo grupo de consórcio tem definido em contrato seu prazo de duração. O prazo representa o tempo que o consorciado tem para pagar o plano contratado, bem como para utilizá-lo, quando da contemplação. No encerramento do grupo, a administradora presta contas e comunica os consorciados ativos de possíveis saldos remanescentes.