Passo a passo do consórcio

Confira as etapas para aderir a um consórcio e realizar seus sonhos!

Passo a passo

Ele funciona da seguinte forma: os consorciados, reunidos em grupo, contribuem com uma parcela destinada a um fundo comum. Periodicamente, um ou mais participantes são contemplados por sorteio ou lance e utilizam parte desse fundo para a aquisição do bem ou serviço desejado.

EM POUCAS PALAVRAS, CONSÓRCIO É A ARTE DE POUPAR EM GRUPO!
Tenha claro o seu objetivo, quanto precisa e o prazo máximo que pode aguardar para conquista-lo. Antes de aderir, pesquise os planos disponíveis em uma ou mais administradoras autorizadas pelo Banco Central do Brasil, até encontrar o que melhor atende ao seu objetivo. Lembre-se que as taxas e algumas regras podem variar entre empresas e entre grupos.

Quando você estiver seguro de que encontrou o plano ideal, prepare-se para assinar o contrato. Assim como em qualquer negociação, leia atentamente todas as cláusulas. Confira se nele consta tudo o que foi prometido na venda e certifique-se de ter compreendido e estar de acordo com todas as regras ali estabelecidas. Lembre-se de guardar sua via e consultá-la sempre que tiver dúvidas.

Ao aderir a um consórcio, você assume compromissos financeiros com a administradora e o grupo. Por isso, fique atento para pagar as parcelas em dia e não sofrer as consequências da inadimplência. Você deverá pagá-las até o encerramento do grupo, a menos que você antecipe a quitação do seu saldo devedor. Ainda, elas são corrigidas ao longo do grupo, sempre que o crédito for atualizado.
As Assembleias Gerais Ordinárias (AGO) são reuniões mensais (ou conforme disposto no contrato) para prestação de contas e promover a contemplação. As Assembleias Gerais Extraordinárias (AGE) tratam de assuntos que precisam de votação do grupo.

Ao longo do prazo do grupo, você concorrerá à contemplação mensalmente (ou conforme a periodicidade estabelecida no contrato), durante as Assembleias Gerais Ordinárias (AGO). A contemplação poderá ocorrer por sorteio ou por lance, caso você queira ofertar uma quantia, que será abatida do seu saldo devedor. Assim como em um leilão, você só paga o valor ofertado se for o vencedor, e ganha quem ofertar o maior valor (ou percentual do crédito).

Ao ser contemplado, você poderá utilizar o crédito para realizar o seu objetivo. Basta apresentar as garantias solicitadas pela administradora, previstas em contrato. Você terá até o encerramento do grupo para utilizar o crédito, que fica recebendo rendimentos de aplicações financeiras realizadas pela administradora a partir da data da contemplação.

Todo grupo de consórcio tem definido em contrato seu prazo de duração. O prazo representa o tempo que o consorciado tem para pagar o plano contratado, bem como para utilizá-lo, quando da contemplação. No encerramento do grupo, a administradora presta contas e comunica os consorciados ativos de possíveis saldos remanescentes.

Rolar para cima